Missão

Sua vida, nossa prioridade.

Visão

Ser reconhecido pela competência técnico-científica, com qualidade e inovação no cuidado à vida.

Valores

Ética, Sustentabilidade, Humanização, Resolutividade, Valorização profissional e Educação permanente.

Nossa História

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é referência em transplantes de fígado e rim. É um hospital geral, com ênfase em alta complexidade, que atende a diversas especialidades cirúrgicas e clínicas, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado.

Conta com um corpo clínico altamente qualificado e comprometido em oferecer o melhor tratamento aos pacientes, reconhecido pela formação de profissionais e pelo desenvolvimento científico.

Localizado no centro de Curitiba, o Hospital São Vicente dispõe de uma estrutura moderna e confortável e é equipado com aparelhos de alta tecnologia, distribuídos em mais de 10 mil metros quadrados.

Faz parte dos hospitais que dão suporte ao município e a todo o estado, no atendimento referenciado das linhas prioritárias de Oncologia e Rede de Atenção às Urgências e Emergências, bem como Transplantes Hepáticos, Transplantes Renais e Cardiologia.

O hospital recebeu o selo de certificação de transplante hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná, como forma de reconhecimento da excelência de seu trabalho. É certificado também pelo município de Curitiba, pelo estado do Paraná e pela União como entidade de utilidade pública.

A instituição integra a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde.

Linha do Tempo

Abril de 1938 – Doze médicos, denominados sócios-fundadores, constituíram uma sociedade e fundaram a Casa de Saúde São Vicente. Do grupo, formou-se o primeiro conselho-diretor com quatro componentes. Depois disso, novos integrantes passaram a fazer parte da sociedade, aumentando o capital social da instituição.

Julho de 1939 – A Casa de Saúde São Vicente foi oficialmente inaugurada. A construção ficou a cargo da Gutierrez, Paula & Munhoz. Logo alcançou excelente reputação, ocupando posição de destaque, com grande preferência por parte da população paranaense.

De 1942 até a década de 1980 – Nos anos de 1942, 1948 e 1961 até a década de 1980, foram feitas aquisições e comprados os terrenos vizinhos para ampliação, chegando a ter 210 leitos.

Década de 1980 – Um grupo de acionistas realizou reformas e inovações e manteve o funcionamento da instituição com 60 leitos.

1987 – O controle acionário e a administração foram transferidos para a Golden Cross e, posteriormente, ao Igase, imprimindo o sistema empresarial de gestão e adotando o modelo de gestão participativa. Na sequência, ampliou-se a capacidade para 81 leitos (sendo oito de UTI) e o setor de diagnósticos (com exames de tomografia, US, laboratório e endoscopia), implantado o centro obstétrico e os consultórios para especialidades médicas.Foram criados o Serviço de Quimioterapia e a clínica-dia.

Abril de 2002 – A Funef assumiu a administração do Hospital São Vicente com a missão: “Resgatar a Assistência Médica através de Atendimento Qualificado, Competência Técnica, Confiabilidade e Humanização”.

2003 – Implantação de lavanderia, reforma e ampliação da cozinha e refeitório, reforma para implantação do Posto 5 com 20 leitos.

2005 – Reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, contando com quatro salas cirúrgicas de grande porte, duas salas cirúrgicas de médio porte e uma sala cirúrgica de pequeno porte. Ampliação da UTI,com mais cinco leitos, e criação do auditório para 100 lugares.

2006 – Reforma e ampliação do Pronto Atendimento, implantação do Serviço de Hemodinâmica e criação do Centro de Especialidades com 12 consultórios.

2007 – Reforma para ampliação do Serviço de Radiologia (raios-x e mamografia), aquisição de novo equipamento do Serviço de Tomografia Computadorizada e implantação da Ressonância Magnética.

2008 – Revitalização da fachada,criação do Serviço de Quimioterapia com dez poltronas, ampliação de sete leitos na UTI.

2009 – Implantação de nova Farmácia Central.

2010 – Construção de quatro andares para área administrativa e vestiários.

2011 – Implantação do serviço de Cardiologia no Centro Médico, contando com nove consultórios.

2012 – Ampliação do Centro Cirúrgico, com Conforto Médico e Vestiário Médico.

2013 – Ampliação da UTI, com mais oito leitos.

2014 – Atualização do equipamento de Tomografia Computadorizada e implantação do Serviço de Elastografia.

2015 – Implantação do Serviço de Litotripsia.

Maio 2016 – Posse da nova diretoria do Hospital São Vicente e da presidência da Funef.

Certificações

O Hospital São Vicente conta com a Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente, formada por uma equipe multiprofissional de diversos setores assistenciais, administrativos e de apoio. Entre suas ações, está a padronização de técnicas e condutas aplicadas pelos profissionais e que corroboram a segurança e a qualidade de atendimento do paciente.

Prêmios e Certificações

  • Prêmio Unidas Destaque em Saúde 2002
  • Certificação Acreditação Hospitalar nível 1 ONA 2007
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2007
  • Certificação Acreditação Hospitalar nível 2 ONA 2009
  • Prêmio Propass Plus Hospital Padrão de Alta Complexidade 2009
  • Prêmio Top Of Quality Ordem dos Parlamentares do Brasil 2009
  • Certificação Acreditação Hospitalar nível 3 ONA 2011 – 2012
  • Prêmio It Media de Responsabilidade Social 2012
  • Prêmio Unilehv Empresa Mantenedora 2012
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2013
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2014
  • Selo Qualidade em Transplantes – Básico Hepático e Renal – Sistema Estadual de Transplantes PR 2014
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2015
  • Selo Qualidade em Transplantes – Intermediário Hepático – Sistema Estadual de Transplantes PR 2016
  • Selo Qualidade em Transplantes – Intermediário Renal – Sistema Estadual de Transplantes PR 2016

FUNEF

Desde 2002, a Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef), fundada pelo médico hepatologista Marcial Carlos Ribeiro, é a mantenedora do Hospital São Vicente. Por meio da fundação, alguns convênios e ações são desenvolvidos. Destaca-se a parceria com o Pequeno Cotolengo, pela qual presta atendimento aos seus internos.

Diretoria

Dr. Charles London

Dr. Charles London

Diretor Presidente
Médico neurocirurgião, é pós-graduado em Gestão de Sistemas de Saúde e Serviços de Urgência e Emergência e já foi superintendente das unidades Hospitalares Próprias do Sesa – Secretaria Estadual da Saúde.

Márcia Schneider Blanski

Márcia Schneider Blanski

Diretora Administrativa
Graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo (SP) em 1991 e especialista em Marketing Estratégico pela Universidade do Rio de Janeiro (RJ) e em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É mestre em Planejamento e Governança Pública, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Dr. Angelo Luiz Tesser

Dr. Angelo Luiz Tesser

Diretor Técnico
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é especializado em Clínica Médica pela mesma instituição e é professor-assistente, aposentado, de Clínica Médica pela UFPR.