Missão

Sua vida, nossa prioridade.

Visão

Ser reconhecido pela competência técnico-científica, com qualidade e inovação no cuidado à vida.

Valores

Ética, Sustentabilidade, Humanização, Resolutividade, Valorização profissional e Educação permanente.

Nossa História

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente é referência em transplantes de fígado e rim. É um hospital geral, com ênfase em alta complexidade, que atende a diversas especialidades cirúrgicas e clínicas, sempre pautado pela qualidade e pelo tratamento humanizado.

Conta com um corpo clínico altamente qualificado e comprometido em oferecer o melhor tratamento aos pacientes, reconhecido pela formação de profissionais e pelo desenvolvimento científico.

Localizado no centro de Curitiba, o Hospital São Vicente dispõe de uma estrutura moderna e confortável e é equipado com aparelhos de alta tecnologia, distribuídos em mais de 10 mil metros quadrados.

Faz parte dos hospitais que dão suporte ao município e a todo o estado, no atendimento referenciado das linhas prioritárias de Oncologia e Rede de Atenção às Urgências e Emergências, bem como Transplantes Hepáticos, Transplantes Renais e Cardiologia.

O hospital recebeu o selo de certificação de transplante hepático e renal da Central Estadual de Transplantes do Paraná, como forma de reconhecimento da excelência de seu trabalho. É certificado também pelo município de Curitiba, pelo estado do Paraná e pela União como entidade de utilidade pública.

A instituição integra a lista de estabelecimentos de saúde que atendem ao padrão exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde.

Linha do Tempo

Abril de 1938 – Doze médicos, denominados sócios-fundadores, constituíram uma sociedade e fundaram a Casa de Saúde São Vicente. Do grupo, formou-se o primeiro conselho-diretor com quatro componentes. Depois disso, novos integrantes passaram a fazer parte da sociedade, aumentando o capital social da instituição.

Julho de 1939 – A Casa de Saúde São Vicente foi oficialmente inaugurada. A construção ficou a cargo da Gutierrez, Paula & Munhoz. Logo alcançou excelente reputação, ocupando posição de destaque, com grande preferência por parte da população paranaense.

De 1942 até a década de 1980 – Nos anos de 1942, 1948 e 1961 até a década de 1980, foram feitas aquisições e comprados os terrenos vizinhos para ampliação, chegando a ter 210 leitos.

Década de 1980 – Um grupo de acionistas realizou reformas e inovações e manteve o funcionamento da instituição com 60 leitos.

1987 – O controle acionário e a administração foram transferidos para a Golden Cross e, posteriormente, ao Igase, imprimindo o sistema empresarial de gestão e adotando o modelo de gestão participativa. Na sequência, ampliou-se a capacidade para 81 leitos (sendo oito de UTI) e o setor de diagnósticos (com exames de tomografia, US, laboratório e endoscopia), implantado o centro obstétrico e os consultórios para especialidades médicas.Foram criados o Serviço de Quimioterapia e a clínica-dia.

Abril de 2002 – A Funef assumiu a administração do Hospital São Vicente com a missão: “Resgatar a Assistência Médica através de Atendimento Qualificado, Competência Técnica, Confiabilidade e Humanização”.

2003 – Implantação de lavanderia, reforma e ampliação da cozinha e refeitório, reforma para implantação do Posto 5 com 20 leitos.

2005 – Reforma e ampliação do Centro Cirúrgico, contando com quatro salas cirúrgicas de grande porte, duas salas cirúrgicas de médio porte e uma sala cirúrgica de pequeno porte. Ampliação da UTI,com mais cinco leitos, e criação do auditório para 100 lugares.

2006 – Reforma e ampliação do Pronto Atendimento, implantação do Serviço de Hemodinâmica e criação do Centro de Especialidades com 12 consultórios.

2007 – Reforma para ampliação do Serviço de Radiologia (raios-x e mamografia), aquisição de novo equipamento do Serviço de Tomografia Computadorizada e implantação da Ressonância Magnética.

2008 – Revitalização da fachada,criação do Serviço de Quimioterapia com dez poltronas, ampliação de sete leitos na UTI.

2009 – Implantação de nova Farmácia Central.

2010 – Construção de quatro andares para área administrativa e vestiários.

2011 – Implantação do serviço de Cardiologia no Centro Médico, contando com nove consultórios.

2012 – Ampliação do Centro Cirúrgico, com Conforto Médico e Vestiário Médico.

2013 – Ampliação da UTI, com mais oito leitos.

2014 – Atualização do equipamento de Tomografia Computadorizada e implantação do Serviço de Elastografia.

2015 – Implantação do Serviço de Litotripsia.

Maio 2016 – Posse da nova diretoria do Hospital São Vicente e da presidência da Funef.

Certificações

O Hospital São Vicente conta com a Comissão de Qualidade e Segurança do Paciente, formada por uma equipe multiprofissional de diversos setores assistenciais, administrativos e de apoio. Entre suas ações, está a padronização de técnicas e condutas aplicadas pelos profissionais e que corroboram a segurança e a qualidade de atendimento do paciente.

Prêmios e Certificações

  • Prêmio Unidas Destaque em Saúde 2002
  • Certificação Acreditação Hospitalar nível 1 ONA 2007
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2007
  • Certificação Acreditação Hospitalar nível 2 ONA 2009
  • Prêmio Propass Plus Hospital Padrão de Alta Complexidade 2009
  • Prêmio Top Of Quality Ordem dos Parlamentares do Brasil 2009
  • Certificação Acreditação Hospitalar nível 3 ONA 2011 – 2012
  • Prêmio It Media de Responsabilidade Social 2012
  • Prêmio Unilehv Empresa Mantenedora 2012
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2013
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2014
  • Selo Qualidade em Transplantes – Básico Hepático e Renal – Sistema Estadual de Transplantes PR 2014
  • Prêmio Gestão Cidadã Pequeno Cotolengo 2015
  • Selo Qualidade em Transplantes – Intermediário Hepático – Sistema Estadual de Transplantes PR 2016
  • Selo Qualidade em Transplantes – Intermediário Renal – Sistema Estadual de Transplantes PR 2016

FUNEF

Desde 2002, a Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro (Funef), fundada pelo médico hepatologista Marcial Carlos Ribeiro, é a mantenedora do Hospital São Vicente. Por meio da fundação, alguns convênios e ações são desenvolvidos. Destaca-se a parceria com o Pequeno Cotolengo, pela qual presta atendimento aos seus internos.

Diretoria

Dr. Charles London

Dr. Charles London

Diretor Presidente
Médico neurocirurgião, é pós-graduado em Gestão de Sistemas de Saúde e Serviços de Urgência e Emergência e já foi superintendente das unidades Hospitalares Próprias do Sesa – Secretaria Estadual da Saúde.

Márcia Schneider Blanski

Márcia Schneider Blanski

Diretora Administrativa
Graduada em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo de São Paulo (SP) em 1991 e especialista em Marketing Estratégico pela Universidade do Rio de Janeiro (RJ) e em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É mestre em Planejamento e Governança Pública, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Dra. Cecilia Neves Vaconcelos

Dra. Cecilia Neves Vaconcelos

Diretora Técnica
Graduada em Medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, Residência Médica em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e Mestranda em Cirurgia Experimental pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná.